Respirando melhor! Cuidados com o nariz do bebê.

Respirando melhor! Cuidados com o nariz do bebê.

3 de setembro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

O clima e algumas patologias respiratórias nesta época podem afetar as vias nasais dos bebês. Gripes e resfriados são os principais vilões quando o assunto é entupimento nasal. Nesse contexto, problemas com o nariz do bebê e sua limpeza são sinônimos de grande preocupação entre os pais, principalmente os de primeira viagem.

Os bebês, até certa idade, não são capazes de respirar pela boca. Por esse motivo, os pequenos ficam tão incomodados quando não conseguem inspirar adequadamente através do nariz. Nesse sentido, é essencial manter o nariz do bebê livre de secreções para que ele possa respirar, dormir e se alimentar sem dificuldades.

As principais causas para entupimento das vias nasais estão relacionadas às patologias respiratórias, como já citado, alergias e aumento das adenóides. Nesse último caso, é necessário um acompanhamento com o pediatra para que haja a indicação de um tratamento correto.

Nesse contexto, antes de esclarecer as principais medidas para aliviar esse incômodo nos pequenos é preciso ressaltar a importância de uma limpeza nasal regular. Acompanhe!

Qual a importância de limpar o nariz do bebê regularmente

Limpar o nariz do bebê diariamente é essencial para evitar o ressecamento da mucosa nasal. Já foi comprovado que a limpeza diária reduz a incidência de gripes e resfriados, além de amenizar o desconforto causado por essas doenças e a inflamação local da mucosa.

É importante destacar que com um nariz entupido, o processo de filtragem do ar pelas narinas é dificultado. Dessa forma, prevenir é melhor que remediar, veja abaixo como efetuar a limpeza nasal no seu filho.

Entenda tudo sobre a limpeza nasal com soro fisiológico

Além do papel na prevenção, o soro fisiológico é um forte aliado quando o nariz do bebê já está entupido. Contudo, independente da função, seja preventiva ou para minimizar os sintomas, a lavagem nasal com soro deve ser realizada da mesma forma.

Qual a idade ideal para se iniciar a limpeza nasal?

Quanto à idade certa para se iniciar a limpeza, não há nenhuma restrição, ela deve ser feita desde sempre e diariamente para evitar que a poluição ou o clima seco afetem a mucosa nasal do bebê, já que eles são os que mais sofrem nessas situações climáticas.

Quantas vezes por dia pode ser realizada a limpeza?

A limpeza deve ser realizada pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e de noite. Em locais mais poluídos, com clima mais seco ou quando o bebê está com o nariz entupido, a lavagem pode ser realizada até 6 vezes por dia.

O que é necessário para limpar o nariz do bebê?

O soro fisiológico é a solução perfeita para a lavagem nasal, já que ela não agride o nariz do bebê. Para efetuar a limpeza, é necessário a utilização de uma seringa, além da solução. Há também soluções já prontas que dispensam o uso da seringa. A temperatura ideal do líquido é a ambiente ou levemente morna para não irritar a mucosa nasal.

Qual a quantidade de soro que devo utilizar em cada lavagem?

A quantidade para umidificação nasal deve ser de 1 a 3 ml, volumes superiores podem ser utilizados caso a criança esteja com muita secreção.

Como devo posicionar o bebê para realizar a lavagem?

Para efetuar a lavagem, é necessário manter o bebê sentado ou com a cabeça levemente levantada, evitando assim possíveis riscos de engasgos.

É importante destacar que engolir o soro não fará mal ao bebê, mas é interessante realizar o procedimento antes de alimentar a criança para que não ocorram incômodos e náuseas pela ingestão do soro. Além da lavagem com soro fisiológico há outras formas de desentupir o nariz do bebê. Veja abaixo.

Outras alternativas para tratar o entupimento nasal

1. Dê um banho morno

O vapor de água em um banho morno pode facilitar o desentupimento das vias aéreas.

2. Utilize o aspirador nasal

O aspirador nasal é um ótimo aliado para retirar o excesso de secreção do nariz do bebê. Há diversos modelos disponíveis e os mais adequados são os que possibilitam sugar o nariz delicadamente, sem danificar as narinas.

3. Eleve o colchão

Para que o bebê consiga dormir melhor, considere elevar o colchão para que ele não se posicione completamente deitado, já que essa postura dificulta a respiração.

Agora que você já sabe tudo sobre como lavar o nariz do bebê, visite a nossa loja e conheça uma variedade de itens para proporcionar maior bem-estar para o seu filho.