Quantas horas de sono meu bebê precisa?

Quantas horas de sono meu bebê precisa?

19 de agosto de 2019 0 Por ABC Design Brasil

Em contrapartida, há casos em que o bebê acaba dormindo mais tempo do que o comum e isso também pode ser motivo de inquietações por parte dos responsáveis. Assim como os adultos, cada bebê possui suas peculiaridades, alguns gostam de dormir mais, outros preferem estar acordados e atentos para aprender sobre o novo mundo à sua volta.

A quantidade de horas dormidas e o tempo de sono do bebê varia conforme a idade. Bebês muito novos acordam mais vezes para se alimentar porque seu estômago é ainda muito pequeno. Com o passar do tempo, as mamadas noturnas tendem a se espaçar e os bebês começam a dormir por períodos mais longos.

Porém, além do sono noturno, as sonecas durante o dia também são muito importantes. Alguns estudos comprovam que os cochilos são essenciais para o desenvolvimento infantil, além de evitarem distúrbios de comportamento nos pequenos. Nesse contexto, veja abaixo quantas horas de descanso são necessárias para cada fase da vida do seu bebê.

Quantas horas o bebê deve dormir de acordo com a sua idade

Um recém-nascido pode dormir até 20 horas por dia, sendo a maior parte delas no período noturno. Nessa fase, os bebês não possuem ainda padrão de sono e os ciclos de sono duram no máximo 4 horas. Entretanto, uma criança nessa idade geralmente consegue ficar acordada, no máximo até 2 horas.

Até os 6 meses, o bebê ainda precisa de, no mínimo, duas sonecas durante o dia. Isso porque, nessa idade as crianças não conseguem se manter acordadas por mais de 3 horas seguidas. A duração total de sono deve ser entre 15 e 17 horas diárias e os cochilos para serem restauradores precisam durar pelo menos 45 minutos.

Em torno de um ano, as crianças conseguem ficar até 4 horas acordadas sem demonstrar sinais de cansaço excessivo. Nessa fase, os bebês começam a reduzir a quantidade de sonecas durante o dia, passando a dormir no máximo até 3 vezes. O sono noturno pode durar em média 4 horas seguidas ou mais, em um total de 11 horas.

Entre dois e três anos, o sono do bebê pode durar de 5 a 11 horas seguidas durante a noite, com uma soneca de 2 horas durante o dia. Porém, esses dados podem variar de acordo com as características de cada criança.

Por esse motivo, é importante que os pais estejam atentos aos sinais de sono que os bebês demonstram. Veja abaixo como identificá-los.

Dicas sobre o sono do bebê: Como saber se o meu filho está cansado?

Você já ouviu falar que quando um bebê está extremamente cansado, é muito mais difícil colocá-lo para dormir? Isso é uma verdade, e para evitar essas situações é preciso identificar os sinais de sono do bebê.

Crianças com sono ficam chorosas e irritadas, além de bocejarem constantemente, coçarem os olhos, puxarem cabelos, orelhas e costumam até gritar.

É importante que os pais coloquem o bebê para dormir logo nos primeiros sinais, para evitar que o estresse causado pelo sono excessivo impeça a criança de dormir tranquilamente. Mas como fazer o bebê dormir melhor? Veja abaixo algumas dicas.

Como fazer o bebê descansar melhor

Fazer com que o sono do bebê seja revigorante é um desafio para muitos pais. Por esse motivo, listamos abaixo algumas medidas que farão com que o seu filho durma melhor. Acompanhe!

1. Escureça o ambiente da soneca

O ambiente escuro mimetiza o sono noturno, o que faz com que o bebê tenha um sono mais tranquilo.

2. Utilize sons estáticos

Sons que remetam ao útero são intensificadores do sono do bebê, por esse motivo é importante utilizar durante as sonecas. Para isso, use ventiladores, ar-condicionado, ou até mesmo, sons disponíveis na internet. Tudo é válido para que o sono do bebê seja revigorante.

3. Mantenha a temperatura agradável

Para que o bebê não desperte facilmente por causa de frio ou calor, é essencial manter uma temperatura amena e roupas adequadas ao clima durante os cochilos.

Agora que você já sabe tudo sobre o sono do bebê, não deixe de visitar a nossa loja e conhecer produtos que podem trazer maior bem-estar para o seu filho nesse momento.