Gravidez mês a mês: sexto e sétimo mês

Gravidez mês a mês: sexto e sétimo mês

15 de outubro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

Enquanto o sexto marca o fim de um ciclo, o sétimo mês é o princípio da última etapa da gestação.

Nessa fase, se lembrar dos cuidados com a gravidez é fácil, pois o bebê em constante movimento não te deixará esquecer que você não está mais sozinha! Para saber tudo o que muda no corpo da gestante e como o bebê se desenvolve, leia abaixo sobre a gravidez mês a mês no sexto e sétimo mês.

Sexto mês

O sexto mês compreende o período da 22ª a 26ª semana. Os bracinhos e perninhas do bebê se movem com mais força, o que pode ser sentido e percebido do lado de fora da barriga. Portanto, seu corpo se torna mais proporcional a cada dia, pesando em torno de 1000g e medindo até 32 cm ao final desse mês.

Além disso, é comum aparecerem câimbras e inchaço na gestante. Nessa fase, cursos para gestantes e pais são indicados para aprender mais sobre os cuidados com o bebê e também como momentos de descontração para aliviar a ansiedade da espera. Da mesma forma, pode ser que a secreção de colostro se inicie ainda nesse período e os cabelos da gestante devem parecer mais grossos.

Normalmente, os obstetras solicitam um exame de intolerância à glicose nessa etapa da gestação. Como resultado, esse procedimento é importante para detectar uma possível diabetes gestacional.

Sétimo mês

Esse período vai até a 30ª semana. Nesse mês, os pulmões do bebê iniciam a produção de surfactante, substância que previne o colabamento do tecido pulmonar. Além disso, os olhos do bebezinho já respondem à iluminação e os ouvidos aos sons. As suas feições já estão definidas e o corpo possui cerca de 3% de gordura. Será que ele parece mais com você ou com o papai? Talvez uma ultrassonografia 4D tire suas dúvidas!

Enquanto isso, esse mês marca o início da última etapa da gravidez e o bebê pesa, aproximadamente, 1500g e mede cerca de 39 cm.

Hemorroidas, dificuldade para respirar e falsas contrações podem ser alguns dos sintomas presentes nessa fase da gravidez. Aguente firme, porque agora falta pouco para conhecer o seu bebezinho!

Gravidez mês a mês: Cuidados e dicas para o sexto e sétimo mês

Vá às compras

As roupas de antes da gravidez não cabem mais, porém manter o conforto nessa fase é fundamental. Dessa forma, talvez seja necessário ir às compras e aproveitar o bem-estar do dessa fase para isso. Portanto, procure por peças coringas e que possam te acompanhar também após a gestação. Aproveite para pensar no que vai usar no pós-parto. Blusas com abertura na região da mama e sutiãs de amamentação são ótimas escolhas.

Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é essencial em todos os momentos da gravidez. O mais importante nesse período, é ter uma dieta balanceada pode reduzir diversos sintomas desagradáveis, como a azia e prisão de ventre.

Atenção ao uso do cinto de segurança

Com a barriga mais proeminente, a gestante deve ter especial atenção ao posicionar o cinto em volta da barriga e não em cima dela.

Agora falta pouco tempo para o parto e o bebê está cada dia maior e mais gordinho. Consequentemente, acompanhar a gravidez mês a mês é importante para entender o que se passa com ele e com o seu corpo nessa fase, além de trazer maior segurança e confiança nesse momento da vida. Para conhecer mais sobre gestação e assuntos relacionados, acesse o nosso blog.