Gravidez mês a mês: quarto e quinto mês

Gravidez mês a mês: quarto e quinto mês

7 de outubro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

O quarto e quinto mês incluem um dos melhores momentos da gravidez. Nessa etapa, geralmente, os sintomas mais desconfortáveis já passaram e novas descobertas chegam para deixar essa fase ainda mais especial. Portanto, se você deseja saber o que acontece na gravidez mês a mês nos primeiros meses veja nossa ultima postagem aqui no Blog e para saber mais desse período, acompanhe a leitura.

Quarto mês

O quarto mês se inicia na 13ª semana e vai até a 16ª. Durante essa fase o bebê já está formado e seus órgãos genitais estão desenvolvidos o suficiente para serem observados em uma ultrassonografia. Contudo, esteja ciente que erros ainda podem ocorrer. O bebê já é capaz de chupar o dedo e movimentar as mãozinhas e nessa etapa, enquanto isso os cabelos começarão a se definir, além do desenvolvimento do paladar.

O bebê mede próximo dos 17 cm e tem em torno de 180g (LEMBRANDO MAMÃE, que não é uma regra, afinal cada bebê com seu desenvolvimento!) ao final desse mês. As mudanças na mamãe também são evidentes nessa fase. Nesse sentido, os hormônios tendem a se estabilizar e isso significa a redução de alguns sintomas, como as náuseas frequentes. A pele e os cabelos costumam ficar mais bonitos. Entretanto, alguns problemas intestinais podem começar a surgir.

É comum ocorrer alguns sangramentos nasais ou na gengiva, isso é explicado pelo aumento do aporte sanguíneo. Pelo mesmo motivo, é normal que as veias das mamas se tornem mais visíveis. Ainda esse mês, os médicos podem solicitar um exame ultrassom para identificação do sexo, mas outros preferem fazê-lo mais adiante. Não fique ansiosa! Quanto mais tarde o exame for feito, maior a probabilidade de acerto!

Os obstetras costumam iniciar a medição da altura uterina ainda nesse período.

Quinto mês

Esse mês vai até a 21ª semana e o bebê se torna cada dia mais esperto, certamente, já podendo ouvir os sons de fora do útero. No início desse período, o novo serzinho começa a armazenar tecido gorduroso, mais importante para manutenção da temperatura após o nascimento. Nesse mês, é comum as mães sentirem os primeiros movimentos do bebê.

A pele do bebê começa a ganhar coloração e da mesma forma o seu sistema reprodutor já está desenvolvido. Posteriormente, ao final desse mês e início do próximo, é comum o obstetra solicitar o ultrassom morfológico. Esse exame é importante para analisar toda a anatomia fetal interna e externamente. Em suma, bebê mede em torno dos 24 cm e pesa, em média, 360g (como mencionamos, não é uma regra, cada bebê com seu desenvolvimento!) ao final desse mês.

A barriga da mamãe se torna mais proeminente, sendo importante utilizar loções apropriadas para evitar o surgimento de estrias. É comum ocorrer alguns sintomas como tonturas e sensação de fraqueza, mas caso seja frequente, informe o seu médico.

Gravidez mês a mês: Cuidados e dicas para o quarto e quinto mês

Pratique atividades físicas

Para reduzir o inchaço e melhorar a circulação, as atividades físicas são indicadas. Caminhada, hidroginástica e ioga são ótimas opções para gestantes. Portanto, escolha a que mais se enquadra ao seu estilo de vida e comece a se movimentar. Aproveite essa fase mais tranquila da gestação para isso!

Invista em uma boa alimentação

Uma alimentação saudável é essencial para garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e para manutenção da saúde materna. Por isso, esteja sempre atenta às refeições, procurando por opções mais nutritivas. Afinal, você também precisa estar bem para alimentar seu bebezinho!

Realize os exames recomendados

Nessa fase, em conclusão, é comum os obstetras solicitarem ultrassons para descoberta do sexo e para avaliação do coração do bebê. Exames de urina e de sangue também são comumente pedidos pelos médicos responsáveis pelo pré-natal.

Hidrate-se por dentro e por fora

Como já citado, com o estiramento da barriga, algumas estrias podem insistir em aparecer. Ou seja, para evitá-las é importante manter a pele sempre hidratada, além de ingerir bastante água.

Previna-se contra as varizes

Da mesma forma, as varizes também estão mais propensas a surgir nessa etapa da gestação. O uso de meias elásticas pode ser indicado pelo obstetra, além de instruções como evitar a utilização de saltos.

O quarto e quinto mês são períodos de importantes marcos na gestação. Por exemplo, nessa etapa é possível sentir os primeiros movimentos do bebê, além da descoberta do sexo e aumento do volume da barriga. A gravidez, mês a mês, traz sempre uma nova experiência para a gestante. Ansiosa para saber o que está por vir? Acompanhe as próximas fases no nosso blog!

Aproveite para seguir-nos em nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades!