Gravidez mês a mês: Oitavo e nono mês

Gravidez mês a mês: Oitavo e nono mês

21 de outubro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

O fim da gestação se aproxima e com ele muita ansiedade e receios sobre o que ainda está por vir. Nessa fase, acompanhar a gravidez mês a mês, além disso estudar sobre o parto e cuidados com o recém-nascido são importantes para que a mamãe esteja confiante e preparada para essa nova etapa da vida.

Oitavo mês

O oitavo mês se inicia na 31ª semana e vai até a 35ª. Pela falta de espaço, o bebê começa a ficar na posição fetal e dorme até 90% do tempo. Enquanto isso o desenvolvimento do seu sistema imunológico se inicia e sua movimentação chega ao auge nesse mês. Ao final desse período, o bebê possui 95% de chances de sobreviver se nascer nesse momento, pois a maioria dos sistemas vitais já está quase completamente maduro.

O bebezinho pesa cerca de 2,5 kg e mede em torno dos 43 cm. Durante essa fase a mãe começa a sentir outros desconfortos referentes ao crescimento do bebê. Dentre eles, a azia, vontade frequente de urinar e dificuldade para respirar. Portanto as falsas contrações, também conhecidas como contrações de Braxton Hicks, podem aumentar e é uma boa hora para começar a arrumar as malas para a maternidade.

Enquanto isso a ultrassonografia pode ser feita entre esse mês e o próximo para verificar o crescimento do bebê e o volume de líquido amniótico. Além disso as consultas devem se tornar mais frequentes para avaliar a posição do bebê e as características do colo do útero.

Nono mês

Se inicia na 36ª semana de gestação e vai até o momento do parto. Enquanto isso o bebê, nessa fase, pode adentrar ao canal de parto e já pratica movimentos respiratórios. Portanto sua movimentação fica mais restrita devido ao pouco espaço e nesse mês o bebê engorda 30g por dia.

O bebezinho pesa em torno de 3 kg e mede, aproximadamente, 50 cm, apresentando diversos reflexos comportamentais automáticos. Por outro lado a mãe pode sentir alguns estímulos elétricos nas pernas, pois o bebê pode encostar nesses nervos enquanto atravessa a bacia. O desequilíbrio pode ser mais um sintoma dessa fase, já que a barriga cada vez maior faz com que a mamãe perca o equilíbrio corporal.

A pesquisa de estreptococos é um exame que pode ser solicitado pelo obstetra nesse período. É muito importante, pois investiga a presença desse microrganismo no trato reprodutivo da mulher. Apesar de não ser de alto risco para a saúde feminina, essa bactéria pode causar diversos danos graves ao bebê.

Gravidez mês a mês: Cuidados e dicas para o oitavo e nono mês

Alimente-se bem

Nessa fase o bebê precisa de mais nutrientes a cada dia. Por isso, alimente-se de forma nutritiva, fazendo escolhas leves e saudáveis. Uma dica importante é se alimentar de forma fracionada para evitar a azia e indigestão, muito comuns nessa etapa da gestação.

Faça exercícios físicos adequados

Os exercícios físicos certamente são importantes para aliviar alguns desconfortos, além de preparar a mãe para o parto. Nesses casos, o pilates para gestantes é uma ótima opção já que há atividades específicas que podem auxiliar durante as contrações.

Procure por um pediatra

Aliás essa é uma boa oportunidade para começar a pesquisar sobre os profissionais que cuidarão do seu bebê e o primeiro deles é o pediatra. Contudo procure por indicações e marque uma consulta para uma conversa. Entretanto busque um que te passe confiança e te oriente de forma adequada sobre a amamentação e os cuidados iniciais com o bebê.

A princípio é ele que vai cuidar do seu bem mais precioso, seja como for, se empenhe em escolher um que demonstre conhecimento e segurança.

Parabéns por ter chegado até aqui! A gravidez mês a mês traz uma série de sensações que marcam esse momento eternamente. Agora falta pouco para conhecer quem fez seu corpo mudar tanto nos últimos meses. Relaxe e esteja atenta aos sinais de que o parto está próximo. Para saber mais sobre gestação e cuidados com o bebê, acesse o nosso blog.