6 dicas para aproveitar as férias com crianças

6 dicas para aproveitar as férias com crianças

1 de Maio de 2019 0 Por ABC Design Brasil

 

Quando chega o meio ou o final do ano, muitos pais começam a planejar as férias com crianças. Esse é um período para curtir com a família e se aproximar mais dos filhos, então, vale a pena aproveitar essa hora para organizar diversos programas para curtir esses momentos.

Além disso, é preciso pensar em atividades para ocupar o tempo livre das crianças e, principalmente, ter a oportunidade de aproveitar mais os filhos. Afinal, com a rotina de trabalho, além da escola e atividades extracurriculares, nem sempre isso é fácil. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você aproveitar as férias das crianças da melhor forma. Confira!

1. Faça passeios no parque e na praia

Viajar para a praia (ou visitá-la em um dia, caso more no litoral) também é um ótimo programa familiar. A paisagem é linda e as crianças adoram brincar na areia, fazendo castelos e outras esculturas.

Se a sua cidade ou bairro contar com parques, você também pode montar passeios para o seu filho brincar e, quem sabe, interagir com outras crianças. Em geral, eles contam com brinquedos e estruturas adequadas para a diversão infantil.

Durante o passeio vocês podem fazer piqueniques, ler livros e descansar, além de aproveitar o período para tomar um banho de sol e reforçar a produção de vitamina D, aproveitando os benefícios das atividades ao ar livre. Mas lembre-se de passar protetor solar para proteger a pele, mesmo em dias frios ou nublados.

Para os bebês, essas também são ótimas opções. Porém, é sempre importante ter atenção à temperatura para evitar problemas de saúde, além de ficar sempre atento à proteção solar.

2. Convide os amiguinhos para atividades na sua casa

Se o seu filho já fez amizades na escolinha, você pode convidá-los para algumas atividades na sua casa. Com certeza, as crianças vão gostar de se ver fora da época das aulas para matar a saudade.

Eles podem levar brinquedos, aproveitar para jogar cartas, jogos de tabuleiros ou videogames, dependendo da idade e do que os pais acharem mais adequado. Além disso, a criatividade das crianças para brincadeiras é ilimitada, então, com certeza, eles terão horas de diversão garantida.

E, caso queiram, os pais também podem participar. Essa é uma oportunidade para relembrar e ensinar as brincadeiras comuns da sua infância, com pega-pega, pique-esconde, gato-mia, pular corda etc.

Para ajudar a organizar a rotina das férias dos filhos, que nem sempre coincidem com a folga do trabalho, você pode revezar com outras mães. Assim, cada uma recebe as crianças em um dia e proporciona uma tarde de brincadeiras.

3. Promova atividades interativas com a família

Uma ótima dica para aproveitar as férias com crianças é investir em atividades que envolvam toda a família. Jogos de tabuleiro, cartas ou, até mesmo, videogames, são boas alternativas para passar mais tempo com os filhos.

Para inovar, que tal montar uma gincana? Organize diferentes brincadeiras e junte a família pra ver quem ganha. Você pode fazer atividades como mímica, caça ao tesouro ou torneios de jogos que todos gostem (vale até pelo videogame!). O prêmio pode ser escolher o lugar do próximo passeio ou o filme para assistir em uma sessão de cinema.

Caso tenha um bebê, essa é uma boa hora para todos sentarem juntos e brincar. Separe um espaço na casa para espalhar os brinquedos no chão e interagir com a criança. Essa é uma ótima forma de estimulá-lo a sentar, engatinhar, andar ou falar, além de aproximar todos da família.

4. Organize uma festa do pijama

As festas do pijama são um clássico que nunca perdem o espaço entre a criançada. Para os menores, ela pode ser feita apenas com a família. Uma ótima ideia é montar uma cabana improvisada com lençóis e fazer um acampamento na sala ou em outro ambiente da casa que tenha lugar para todos dormirem.

Durante a noite vocês podem contar histórias, se alimentar e fazer brincadeiras mais simples, como mímica e adivinhações. Dormir em barracas e cavernas improvisadas, sem dúvida, é uma atividade que distrai crianças e diverte até os adultos. 

Se os filhos são maiores, que tal convidar os coleguinhas para participar? Converse com as outras mães para verificar a possibilidade e chame as crianças para passar a noite na sua casa.

Eles podem assistir filmes, comer guloseimas e brincar até cansar — nesse caso, também esteja preparada para uma eventual noite sem sono, já que as crianças adoram ver quem aguenta mais tempo acordado em meio às conversas e brincadeiras.

5. Aproveite as brincadeiras educativas

Não é porque o período é de férias que as crianças não precisam mais aprender. Existem várias opções de brincadeiras e jogos educativos que podem ser usados pelos pais nesse período. Dessa forma, além de aproveitar o momento em família para se divertir, é possível desenvolver novas habilidades do seu filho.

Existem opções para todas as idades, que podem ajudar com o aprendizado de letras, números ou com a formação de palavras e soluções de problemas de matemática, por exemplo. 

Outras atividades estimulantes podem envolver desenhos e pintura, contação de histórias, montagem de quebra-cabeça e uso de outros brinquedos desenvolvidos para auxiliar no aprendizado, sem esquecer a diversão.

6. Invista nas sessões de cinema

Principalmente nas férias de julho, em que o tempo é mais frio, as sessões de filmes são um ótimo programa em família. Você pode aproveitar essa época para fazer passeios diferentes e ir ao cinema acompanhar os lançamentos.

Além disso, também existem diversas opções para você assistir aos filmes no conforto de casa, por exemplo: TV por assinatura, serviços de streaming, como Netflix, ou as locadoras. Para complementar você pode estourar a pipoca, fazer um chocolate quente e juntar todo mundo no sofá para curtir o filme escolhido ou maratonar os episódios de uma série familiar.

Como vimos, não faltam opções para aproveitar as férias com crianças e fazer programas em família. O importante é ver quais são os seus gostos e curtir cada momento com o seu filho durante os períodos de folga.

Curtiu essas dicas? Se você está planejando passeios para as férias, aproveite para aprender o que deve ter na bolsa do bebê para que você consiga lidar com qualquer situação!