Descubra os cuidados essenciais nos primeiros meses do bebê

Descubra os cuidados essenciais nos primeiros meses do bebê

6 de fevereiro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

Quando o pequeno finalmente chega em casa após o parto, uma alegria toma conta de toda a família. No entanto, os primeiros meses do bebê são os que necessitam de cuidados e precauções especiais que fazem toda a diferença no desenvolvimento e bem-estar do seu filho.

Sendo assim, para manter o seu bebê saudável nos primeiros meses de vida, é fundamental se atentar a algumas questões do dia a dia, ressaltando que esses cuidados também envolvem a sua saúde.

Então, se você é mamãe de primeira viagem e está se sentindo um pouco perdida, confira a seguir quais são os cuidados principais e essenciais que deve ter com o seu filho nessa fase tão delicada dos primeiros meses. Acompanhe!

Coloque a higiene em primeiro lugar

Os primeiros meses do bebê são os mais frágeis do seu pequeno. Nesse período, o sistema imunológico dele ainda está se adaptando à nova e mais agressiva realidade. Afinal, ele estava acostumado a ficar bem protegido dentro da sua barriga.

Com isso, a higiene (ou seja, os momentos de limpeza, troca de fralda e banhos) necessita de bastante cuidados e uma atenção especial, de modo a evitar contaminações ou ferimentos.

Qualquer pessoa que vá tocar no seu filho precisa estar com as mão bem limpas e higienizadas. Para isso, o indicado é lavar com água corrente e sabão neutro e, se possível, passar álcool para evitar a proliferação de bactérias. O sabão ou sabonete neutro evita alergias causadas por componentes de perfume ou coloração.

Já a troca de fraldas deve ser feita imediatamente após ficar cheia. O normal é que o seu pequeno faça cocô depois de cada amamentação e o mesmo vale para o xixi. Ao perceber que o seu filho fez essa arte na fralda, prefira usar água morna e algodão ou toalhas umedecidas próprias para os pequenos, pois a pele deles ainda é extremamente delicada.

Para fazer a limpeza do bumbum corretamente, cruze as perninhas do bebê para o alto com uma mão e, com a outra, limpe cada dobrinha. Ah! E caso use cremes antiassadura, não passe nas genitálias, somente na virilha e bumbum, combinado? Pois isso pode causar sérias irritações.

A limpeza do umbigo e momento do banho também precisam ser feitas com o máximo de cuidado e delicadeza. Sempre lavando as mãos, usando materiais descartáveis e mantendo o bebê no seu campo de visão.

Tenha cuidado durante a amamentação

A amamentação, seja pelo leite materno ou alimentação por meio de fórmulas indicadas pelo pediatra, é fundamental. O aleitamento nos primeiros meses do bebê assegura a nutrição adequada, bem como a proteção contra doenças e o desenvolvimento do seu pequeno, permitindo que ele adquira anticorpos.

Portanto, deixe o seu filho mamar à vontade e sempre que quiser. Além disso, não há necessidade de definir horários fixos para a alimentação dele, mas os intervalos não podem ultrapassar quatro horas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) toda criança deve ser alimentada exclusiva e unicamente pelo leite materno ou fórmulas desenvolvidas para esse fim até, no mínimo, seis meses de idade. Durante a amamentação, certifique-se sempre de que o bebê não está engasgando e, após a alimentação, tente fazê-lo arrotar para evitar refluxos.

Fique atenta à posição na hora de dormir

Depois de trocar a fralda, estar de banho tomado e barriguinha cheia é o momento de dormir. Nos primeiros meses do bebê, os três primeiros especificamente, o mais indicado é que o pequeno durma no berço no quarto dos pais. Porém, nunca na mesma cama.

Para evitar qualquer tipo de problema, o bebê deve sempre dormir em colchão, de barriga para cima e coberto somente até a altura do peito. A cabeça deve estar sempre descoberta. Afinal, a Síndrome da Morte Súbita Lactente acontece predominantemente em recém-nascidos que foram encontrados com a cabecinha coberta.

Outra dica de cuidado é preferir travesseiros anti sufocantes e nunca deixar brinquedos ou acessórios no berço que possam prejudicar o sono ou a segurança do pequeno. Nessa fase, todo cuidado é pouco.

Ah! E para evitar que ele se vire durante a noite e fique com a barriga para baixo, utilize almofadas antigiro, que são rolos macios e antialérgicos. Coloque um de cada lado do bebê, pois dessa maneira ele não conseguirá se movimentar durante o sono e ainda estará confortável.

Leve o bebê ao pediatra regularmente

Assim como o acompanhamento de um médico obstetra de confiança é fundamental durante a gravidez, ou seja, o pré-natal, é imprescindível fazer visitas regulares ao pediatra nos primeiros meses do bebê.

Durante as consultas, o especialista verificará se o desenvolvimento do seu filho está adequado e normal para a idade além de manter o calendário de vacinas em dia para evitar doenças e contaminações.

Os primeiros dias e meses são os mais frágeis, portanto, visitas regulares a um médico especialista e de confiança podem evitar a complicação de quadros ou condições que possam afetar o seu pequeno. Então, faça do pediatra o seu melhor amigo!

Mantenha a sua alimentação equilibrada

Não é somente o seu pequeno que precisa de cuidados especiais nas primeiras fases e contatos. A sua saúde, como mãe, também merece atenção. Os primeiros meses do bebê são momentos tensos, cansativos e de grandes descobertas para os pais.

Por isso, é normal que principalmente as mamães se esqueçam de se alimentar bem e ter uma boa noite de descanso. No entanto, para o seu leite ser funcional para o pequeno, você ter forças para cuidar dele assim como evitar uma queda na imunidade abrindo as portas para resfriados e doenças, a dica é clara: cuide da sua alimentação.

Então, beba bastante água, aproximadamente dois litros por dia, coma frutas e verduras em todas as refeições e evite alimentos muito gordurosos ou pesados, já que eles podem causar mal-estar. Além disso, sempre conte com a ajuda do papai do pequeno para apoiar e dar o suporte que vocês dois precisam em um momento tão delicado.

Os primeiros meses do bebê são os mais delicados e necessitam de cuidados especiais para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável.

Portanto, tenha bastante atenção à higienização, aos momentos de descanso, à alimentação e ao acompanhamento médico. Com certeza, todo esse cuidado valerá a pena quando você vir o seu filho crescer saudável.

Que tal se aprofundar no assunto e garantir a limpeza adequada do seu pequeno? Aproveite para conferir as nossas dicas e orientações para limpar o umbigo do seu bebê!