Cuidados com os cabelos durante a gravidez

Cuidados com os cabelos durante a gravidez

23 de dezembro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

A gestação causa diversas mudanças no corpo da mulher e o cabelo não poderia ficar de fora. Muitas futuras mamães se preocupam como ficarão os seus cabelos durante a gravidez, quais são as principais modificações nos fios e o que fazer para que eles se mantenham saudáveis sem que isso apresente riscos para o desenvolvimento do bebê. Se essas são algumas das suas dúvidas, acompanhe a leitura e entenda.

O que ocorre nos cabelos durante a gravidez e por que acontece?

Durante a gestação, muitas alterações hormonais ocorrem e isso afeta a estrutura capilar. A maioria das mulheres apresenta um bom crescimento dos fios, além de aumento do volume e brilho. Já em outras, o cabelo pode se demonstrar mais fragilizado e ressecado.

Essas mudanças ocorrem por ação do estrogênio e androgênios que influenciam em um melhor crescimento dos cabelos. Além disso, o aumento da circulação e do metabolismo na mulher grávida, faz com que os fios cresçam mais rapidamente.

As questões negativas estão relacionadas ao aumento da oleosidade, o que pode tornar o cabelo quebradiço por ação dos altos níveis de progesterona circulantes. Mudanças na estrutura capilar também podem ser observadas, como ficarem mais cacheados ou alisados durante esse período.

Tais alterações devem se reduzir até o terceiro mês. Contudo, algumas mulheres podem presenciar essas modificações até o final da gestação. Nesse contexto, alguns cuidados devem ser realizados para minimizar o impacto hormonal nos fios, o que requer atenção já que alguns tratamentos são contraindicados nesse período por trazerem riscos ao desenvolvimento do bebê.

Para entender melhor como cuidar do cabelo sem afetar a saúde do seu filho, leia abaixo.

Como cuidar dos cabelos durante a gravidez

Utilize opções naturais e menos agressivas para colorir os fios

Pintar os cabelos não é recomendado, pelo menos, no primeiro trimestre de gestação. Depois dessa fase é possível utilizar tonalizantes sem amônia ou opções naturais como a hena. Essas alternativas não duram muito tempo, mas são formas de colorir os fios com segurança durante a gravidez.

Prefira procedimentos que não entrem em contato com o couro cabeludo

Fazer luzes ou ombré hair também são alternativas interessantes para quem deseja mudar o visual sem oferecer riscos à saúde do bebê. Essas opções permitem que a mamãe renove a aparência dos cabelos, já que não entram em contato diretamente com o couro cabeludo, região altamente vascularizada e que é capaz de absorver os produtos químicos para a corrente sanguínea da gestante.

Evite determinados componentes químicos

Compostos químicos que contêm propriedades alisantes são proibidos durante toda a gestação, principalmente por conterem formol e guanidina, que podem trazer riscos à saúde da mãe e do bebê. Outros produtos como a amônia, ureia, formaldeído, acetato de chumbo e hidróxidos também não são indicados.

Invista em hidratações e outros tratamentos permitidos para grávidas

Para as mamães com os fios ressecados e quebradiços, a dica é investir em hidratações. Nutrições e reconstruções também são ótimos tratamentos para repor componentes específicos que o fio precisa para se manter saudável.

Mantenha o cabelo sempre limpo

Lavar os cabelos de forma periódica é importante, principalmente para as mamães que têm como sintoma o aumento da oleosidade durante a gestação. Agindo dessa forma, é possível reduzir a obstrução dos poros no couro cabeludo que impedem o bom crescimento dos fios.

Tenha cuidado com os danos térmicos e solares

O uso de chapinhas e secadores são boas alternativas para as mamães que desejam manter os cabelos alisados sem utilizar químicas. Entretanto, antes de usar esses equipamentos, não se esqueça de investir em um bom protetor térmico para não fragilizar os fios. Além disso, ao se expor ao sol, o cabelo também precisa de cuidados especiais. Nesses casos, utilizar produtos com proteção solar é muito importante.

Cuide da alimentação

Ter uma alimentação balanceada garante a ingestão de vitaminas essenciais para o fortalecimento e bom crescimento dos fios durante a gravidez. Por isso, priorize uma dieta nutritiva para manter a saúde de todo o seu corpo.

Apesar das possíveis modificações negativas dos cabelos durante a gravidez, essas alterações têm prazo de validade. Por isso, siga nossas dicas para minimizar os seus impactos e curta esse período que passa tão rapidamente. Se deseja saber um pouco mais sobre maternidade, gestação e como cuidar do seu bebê, acesse o nosso blog.