Como ser mãe solteira: aprenda 7 dicas incríveis!

Como ser mãe solteira: aprenda 7 dicas incríveis!

12 de junho de 2019 0 Por ABC Design Brasil

Durante a gravidez ou após o nascimento do filho, muitas mulheres precisam descobrir como ser mãe solteira. Isso acontece por diversos motivos, desde escolha própria (inclusive com inseminação artificial) até problemas no relacionamento com o pai da criança.

Muitas vezes, essa situação traz algumas dificuldades, principalmente porque a criança exige diversos cuidados e muita dedicação. Contudo, atualmente existem vários itens que trazem mais praticidade à rotina materna, além de dicas que podem ser aplicadas para facilitar o dia a dia.

Como sabemos das dificuldades dessa tarefa, preparamos este conteúdo com as principais dicas para ajudar na sua rotina como mãe solteira. Confira!

1. Seja organizada

A primeira dica sobre como ser mãe solteira é investir na organização. A rotina pode ficar um pouco pesada, mas com tudo em ordem será mais fácil lidar com todas as tarefas. Para começar, deixe o quarto da criança bem-arrumado, com acesso fácil a todos os itens que precisarão ser usados com frequência, como fraldas, lenços, algodão etc.

Depois, planeje toda a sua rotina e a da criança, incluindo as tarefas da casa que precisam ser concluídas, as compras do supermercado, o orçamento familiar e os horários para refeição e sono do seu filho. Isso evita que você se esqueça de tarefas importantes e ajudará a criança a ser mais disciplinada.

E não se esqueça de dar atenção ao planejamento financeiro: os filhos trazem algumas despesas inesperadas, portanto, mantenha uma reserva financeira e faça um controle dos gastos, para manter o orçamento em dia e cumprir todos os seus compromissos.

2. Cuide da sua saúde

Depois que os filhos nascem, muitas mães focam apenas no bem-estar da criança e se esquecem de cuidar da própria saúde. Entretanto, é preciso que você esteja bem para conseguir se dedicar ao filho. Então, mantenha uma rotina saudável e faça check-ups médicos regularmente.

Mesmo com a rotina apertada, tenha algumas horas na semana para praticar exercícios físicos e invista na sua alimentação. Se você amamenta, o cuidado com os alimentos é ainda mais importante. Além disso, se a criança cresce vendo a mãe com bons hábitos, é mais fácil estimulá-la a adotar uma rotina saudável.

3. Aceite ajuda dos outros

Ao pensar em como ser mãe solteira, muitas mulheres imaginam que precisam fazer tudo sozinhas e que não devem procurar ajuda. Porém, esse é um grande erro. É comum precisar do apoio dos seus pais ou amigos para cuidar da criança em momentos específicos e auxiliar nas dificuldades.

Além disso, você pode avaliar deixar a criança na creche ou contratar uma babá para facilitar a rotina, principalmente após o período de licença-maternidade, quando precisar voltar ao trabalho. Tenha em mente que ser mão solteira não significa que você precisa fazer tudo sozinha.

Para lidar com a parte emocional ou pequenas tarefas, como planejar a rotina ou resolver problemas simples, você também pode participar de fóruns e grupos de mães. Provavelmente, você encontrará outras mulheres passando por situações semelhantes e poderá trocar experiências.

4. Aprenda a lidar com a ausência paterna

Principalmente para quem não planejava passar pela maternidade solteira, a ausência da figura paterna pode trazer alguns problemas. Por isso, é fundamental que você aprenda a lidar com isso da melhor forma. Se achar necessário, vale a pena procurar ajuda profissional.

É inevitável que o seu filho pergunte pelo pai em algum momento, principalmente quando ele não participa ativamente da criação. O preparo emocional para conversar sobre o assunto é fundamental para passar segurança à criança.

Outro ponto importante é que você também precisará ser mais rígida. Quando se divide a responsabilidade na criação do filho, é comum que os pais repartam essa obrigação, alternando entre momentos de maior ou menor rigidez. Contudo, como você é responsável por educar a criança sozinha, em muitas situações, precisará ser mais firme e menos tolerante do que gostaria.

5. Invista em objetos que ajudam na rotina

Você vai precisar lidar com diversas tarefas, principalmente quando for sair com a criança: é preciso organizar a bolsa, levar diversos itens e, nessas horas, a praticidade é fundamental para facilitar a rotina.

Por exemplo, ao sair de casa você precisa ter um carrinho adequado e confortável para a criança. Para não ter dificuldades, o ideal é que ele feche fácil e seja leve, para facilitar o transporte e manuseio pela mãe, não é mesmo?

Além disso, para ajudar no dia a dia, você pode contar com outros itens e acessórios que aumentam a segurança da criança e facilitam a sua rotina, como:

6. Trabalhe as suas emoções

Você precisa estar bem consigo mesma para conseguir se dedicar à criança e garantir uma boa educação. A maternidade traz alguns momentos difíceis e, às vezes, enfrentar tudo sozinha traz mais dificuldades.

Portanto, um das dicas sobre como ser mãe solteira é trabalhar o seu emocional para se sentir bem com as suas decisões e com o momento que você está vivendo. Também é essencial que você não se culpe por viver momentos de melancolia nessa fase. O importante é buscar formas de lidar com essas situações e evitar demonstrar essas emoções para a criança.

7. Ignore julgamentos e críticas

Os julgamentos feitos por outras pessoas são uma preocupação constante das mães solteiras. Infelizmente, é comum se deparar com comentários ou perguntas indiscretas, além de críticas à forma como você cria o filho — isso também acontece com as pessoas casadas, não se preocupe!

Absorva os comentários úteis e os conselhos construtivos, mas não se deixe abalar pelas críticas desnecessárias. Isso é importante para que você fique bem emocionalmente e mais segura sobre as suas decisões em relação ao seu filho.

Depois de ler essas dicas sobre como ser mãe solteira, provavelmente você percebeu que, apesar de ser uma tarefa difícil, é possível se organizar da melhor forma para garantir uma ótima educação para o seu filho, sem deixar de cuidar de si mesma.

Gostou do post? Se você quer acompanhar outras dicas sobre maternidade, siga as nossas redes sociais e acompanhe outras dicas como essas. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!