Como preparar a casa para a chegada do bebê?

Como preparar a casa para a chegada do bebê?

24 de outubro de 2018 1 Por ABC Design Brasil

Desde as primeiras tentativas de engravidar, passando pelo período gestacional, até a chegada do bebê, todos os momentos são extremamente especiais para o casal e família. Haverá muito amor, felicidade e um sentimento de carinho enorme! No entanto, uma coisa é certa: a rotina não será mais a mesma!

Os horários, pelo menos no início da adaptação, serão bem bagunçados e de acordo com o sono do seu filho. Além disso, a sua casa também precisará passar por algumas reorganizações para que a criança não venha a sofrer nenhum tipo de acidente ou, então, desenvolva alergias.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como preparar o ambiente para a chegada do bebê. Acompanhe!

Preze pela praticidade e conforto

Praticidade e conforto é tudo o que você e o seu filho precisarão. Afinal, o momento será de adaptação para ambos. O mercado da maternidade tem novidades o tempo todo. São brinquedos, objetos que estimulam o desenvolvimento infantil e enxovais lindos que, quando vemos, já queremos logo comprar.

Entretanto, é preciso distinguir o que é somente bonito e está na moda, daquilo que é realmente prático, confortável e que lhe ajudará no dia a dia. Então, aqui a dica é: não compre roupinhas, brinquedos ou móveis se eles não oferecerem praticidade.

Senão, eles podem acabar lhe atrapalhando mais do que auxiliando, além de colocar a segurança do seu filho em risco. Sendo assim, desde o momento da decoração da sua casa e do quartinho do bebê, até a escolha das roupinhas, tenha isso em mente.

Certifique-se da limpeza da sua casa

Todo recém-nascido é frágil. O sistema imunológico e demais defesas ainda não estão totalmente desenvolvidas. O corpo do seu filho estava acostumado a ficar dentro da sua barriga, protegido de qualquer tipo de agente externo. De repente, está no mundo e exposto a inúmeros microrganismos estranhos.

Dessa forma, se ele tiver contato com muitos agentes de uma só vez, poderá adoecer, porque o organismo não terá forças para combatê-los. Então, para a chegada do bebê, certifique-se da completa limpeza da sua casa — se não há poeira e se está toda ventilada e arejada.

Descarte objetos que possam causar alergias, como os travesseiros muito antigos, tapetes e ursinhos de pelúcia. Além disso, sempre prefira os modelos antialérgicos e antiácaros para evitar qualquer tipo de proliferação indesejada de microrganismos. Outra dica é fazer uma lavagem completa e a seco dos seus estofados, além de uma faxina em cada canto da casa.

Após a chegada do seu filho, o quarto dele deverá ser limpo todos os dias, mas lembre-se de não varrer, pois isso levantará a poeira. Prefira passar um pano úmido, inclusive nos móveis. Também fique atenta quanto a vazamentos ou infiltrações que possam causar mofo e à escolha de produtos suaves para a higiene do bebê.

Adote o uso de protetores nas tomadas

O mundo é algo muito novo para o seu filho e, quando começar a engatinhar, ele vai querer explorar tudo que ver pela frente. Portanto, tenha atenção aos objetos que possam causar acidentes ou machucar a criança, como as tomadas desprotegidas. Se o bebê colocar o dedinho em uma delas ou encaixar um brinquedo, poderá levar um choque.

Para evitar isso, compre protetores de tomada para tampar os buraquinhos e impedir que o seu filho toque ou coloque qualquer tipo de objeto. No entanto, prefira os modelos lisos e mais simples possíveis. Isso porque os coloridos, decorados ou de bichinhos podem despertar ainda mais a curiosidade da criança — não subestime a capacidade dela de tirar a proteção!

Mantenha objetos perigosos bem longe

Como dissemos, tudo será novo após a chegada do bebê, tanto para ele quanto para você e seu parceiro. A criança terá um mundo inteiro de novas sensações e objetos para explorar e, com isso, começam a aparecer os riscos. Durante o seu momento de adaptação, será preciso mudar alguns hábitos, como a organização e armazenagem de itens perigosos.

Os utensílios de cozinha, tesouras, objetos cortantes ou perfurantes, por exemplo, devem ser mantidos longe das mãos e da curiosidade do seu pequeno. Enfeites de vidro, porcelana ou materiais que possam quebrar e rachar devem ficar em locais altos, fora do alcance do bebê.

No mais, também redobre a sua atenção com objetos pequenos caídos pelo chão. A criança sente muita curiosidade e quer descobrir o mundo pelas mãos e — é claro — pela boca. Por isso, itens como moedas e tampas de caneta podem ser engolidos pelo pequeno explorador.

Realoque os produtos de limpeza e medicamentos

Os medicamentos e produtos de limpeza também são itens que merecem atenção redobrada, já que são os responsáveis por muitos acidentes domésticos sérios. Por costume, deixamos frascos e cartelas de remédios no banheiro ou no balcão da cozinha, não é mesmo?

No entanto, esse é um hábito que precisa mudar com a chegada do bebê! Os medicamentos devem ser armazenados dentro de recipientes muito bem fechados. Além disso, coloque-os em prateleiras altas, ou até mesmo em locais que tenham portas e sejam de difícil acesso ao seu filho.

O mesmo deve ser feito com os produtos de limpeza, que precisam estar muito bem lacrados. Aliás, nunca — nunca! — troque a embalagem original para garrafas de refrigerante ou de água, para não haver nenhum tipo de confusão com o que há dentro. Preferencialmente, coloque-os nos armários mais altos da área de serviço.

Opte por itens e materiais adequados para complementar o quarto do bebê

A decoração do quartinho é um momento muito especial. Ele é delicadamente planejado antes da chegada do bebê. Durante essa preparação, todo cuidado é pouco! Então, além da aparência e da beleza, os itens e materiais devem ser seguros para o seu filho. Prefira:

  • grades ou redes de proteção;
  • tinta atóxica;
  • pisos antiderrapantes;
  • móveis sem quinas;
  • cortinas sem cordões ou pingentes;
  • travas nas gavetas;
  • luzes suaves e confortáveis.

A chegada do bebê é um momento que pode causar muitas dúvidas para as mamães e papais de primeira viagem. Exige grandes adaptações e atenção redobrada! Então, além de todos os cuidados na gravidez, certifique-se da segurança e da limpeza da sua casa para que você tenha uma criança saudável, brincalhona e que trará muito amor para o seu lar!

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir a sua experiência conosco? Deixe aqui nos comentários!