Bolsa de maternidade: saiba como arrumá-la e o que levar!

Bolsa de maternidade: saiba como arrumá-la e o que levar!

22 de Maio de 2019 0 Por ABC Design Brasil

Durante a gestação e os preparativos para o nascimento do bebê, as mamães costumam ter uma preocupação em comum: como arrumar a bolsa de maternidade da melhor forma?

Depois do parto, ainda será necessário passar alguns dias no hospital, então é fundamental incluir todos os itens que podem ser utilizados nesse período, de modo a evitar transtornos. Esse é um cuidado importante mesmo para quem não está planejando o parto no hospital, já que podem acontecer imprevistos — e ter a bolsa pronta facilitará esse momento.

Se você quer saber como fazer isso da melhor forma, confira as dicas que separamos para que você organize a bolsa de maternidade da melhor maneira possível. Boa leitura!

Separe os itens para o bebê

Esse é um dos momentos mais esperados pelas mães. Organizar todas as coisas do filho para o parto é um momento muito importante, mas para que você não esqueça nada, explicamos o que você deve levar.

Roupas

Escolher a primeira roupinha que o bebê usará e as outras que serão usadas na maternidade é uma tarefa super gostosa! Lave os itens escolhidos e guarde na bolsa. Para facilitar, você pode colocá-los em sacolas individuais e com etiquetas, indicando o seu planejamento.

Também é importante separar algumas peças para reserva, já que o bebê pode ter refluxo ou vazamentos na fralda, de modo que tenha disponível uma roupinha específica para ele ir para casa quando tiver alta.

Fraldas

As fraldas são essenciais, mas é um pouco complicado acertar a quantidade. O ideal é levar entre 20 e 30 fraldas, para evitar que faltem ou que sobrem muitas. Em relação à dimensão, leve as especiais para recém-nascido, mas tenha algumas no tamanho P na bolsa.

Caso o bebê seja maior que o esperado, você estará preparada. Depois, com mais calma, você pode pedir para outra pessoa trazer mais para complementar.

Panos de boca

Os paninhos de boca são parte essencial do enxoval e também devem ser incluídos na bolsa de maternidade, então inclua alguns para ajudar na higiene do bebê. Os modelos maiores também podem ser usados para auxiliar na amamentação, cobrindo a criança e os seios caso tenha visitas no quarto.

Meias, luvas e gorros

Meias e gorros são importantes para manter o bebê aquecido e protegê-lo, enquanto as luvas evitam que ele se machuque. Com as unhas fininhas e compridas, muitas vezes os recém-nascidos acabam se arranhando, então é importante proteger a mãozinha.

Também leve mantas, cueiros e itens de higiene para o bebê, como lenços umedecidos, algodão, álcool 70% e pomadas para assadura.

Não se esqueça das necessidades maternas

Quando se fala em bolsa de maternidade, muitas mães focam nas necessidades da criança e se esquecem de separar alguns itens essenciais de uso pessoal. Confira, a seguir, o que não pode faltar para você!

Camisolas e pijamas para amamentação

No hospital, você vai desejar conforto, principalmente porque ficará boa parte do tempo deitada. Por isso, não se esqueça de levar várias camisolas e pijamas para usar. O ideal é levar pelo menos 3 opções para garantir que você terá como trocá-la, se for necessário.

Para quem prefere roupas casuais, principalmente para receber mais visitas, também vale apostar em tecidos leves e confortáveis. Uma dica importante é escolher modelos que tenham abertura frontal para facilitar a amamentação. Assim, você não precisará levantar ou retirar a parte da roupa.

Absorventes higiênicos

Após o parto é comum ter sangramentos, então compre absorventes especiais para isso. Os absorventes para os seios também são importantes, já que é comum que o leite vaze. Assim você não suja o sutiã e fica mais confortável.

Calcinhas confortáveis ou cinta pós-parto

A sensação pós-parto pode ser um pouco incômoda, por isso é fundamental apostar em calcinhas grandes e confortáveis para garantir o seu bem-estar e permitir a colocação correta dos absorventes. Aqui, quanto mais você levar, melhor, pois podem ocorrer vazamentos.

Algumas mães também preferem usar a cinta pós-parto, que auxilia na sensação de segurança do tronco. Se for o seu caso, deixe os modelos separados na bolsa — o médico poderá ajudar a identificar o tamanho ideal na hora de comprar esse item.

Itens para o dia a dia

Ao arrumar a bolsa, inclua os sutiãs de amamentação, meias, sapatos e chinelos para usar durante a sua estadia. Você também vai precisar de uma roupa para sair do hospital e ir para casa, então separe um modelo confortável para esse momento.

Itens diversos

Não se esqueça do carregador do celular, máquina fotográfica (se quiser), lembrancinhas de maternidade e seus documentos. Além disso, inclua os itens de uso pessoal, como:

  • escova de dentes;
  • xampu e condicionador;
  • hidratantes e outros cremes;
  • cosméticos.

Para ajudar, faça uma lista com tudo o que você pretende levar para o hospital. Assim você consegue acompanhar os itens que devem ser comprados, o que já foi colocado na bolsa e o que ainda deve ser guardado.

Escolha a bolsa de maternidade ideal

Como vimos, são vários itens que precisam ser levados para a maternidade, então é importante ter um espaço adequado para carregar tudo isso. Normalmente, vale a pena ter uma mala para as coisas da mãe e uma bolsa para os itens do bebê.

Para facilitar a organização, escolha um modelo que tenha divisórias para separar cada item. Alguns também oferecem outras facilidades, como trocador portátil, que ajudarão no dia a dia com o bebê após o parto.

Aqui, um erro comum é achar que as bolsas de maternidade devem ser infantis e combinar apenas com o bebê. Em geral, elas fazem parte do look da mãe, por isso, vale a pena investir em itens com um design mais adulto, garantindo mais estilo e toda a praticidade necessária para levar as coisas do seu filho.

Pronto! Agora que você já sabe como organizar a bolsa de maternidade e todos os itens necessários para ter toda a tranquilidade necessária no pós-parto, é só escolher o modelo mais adequado ao seu estilo.

Gostou do post? Se você já está se organizando para a ida à maternidade, aproveite para conferir 5 dicas para escolher a bolsa de bebê ideal!