Berço portátil: o que você precisa saber antes de comprar!

Berço portátil: o que você precisa saber antes de comprar!

1 de fevereiro de 2019 0 Por ABC Design Brasil

O berço portátil, também conhecido como cercadinho ou chiqueirinho, tem como principal função ser levado para qualquer lugar, sendo que ele pode ser montado e desmontado facilmente. Esse tipo de berço pode ser usado desde o nascimento do seu filho até aproximadamente um ano de idade.

Além de entender as vantagens desse produto para decidir se você precisa de um, é fundamental ter alguns cuidados ao adquirir o seu, afinal a segurança do seu filho dependerá dele.

Sendo assim, para que você conheça e entenda mais particularidades do berço portátil, confira a seguir quando vale a pena ter um e como escolher o mais adequado para o seu pequeno. Continue a leitura!

Quando vale a pena ter um berço portátil?

O berço portátil é adequado para famílias que movimentam ou viajam muito com o bebê e esperam que ele tenha mais conforto e segurança. Caracteristicamente, eles têm o tamanho bem semelhante ao de um berço convencional, mas com os fundos baixos e laterais vazadas, que permitem a flexibilidade e praticidade do produto.

Dependendo do modelo e fabricante, eles ainda podem ser acompanhados de uma suspensão e colchão, com a finalidade de não prejudicar as costas dos pais ou de quem carregará o berço, bem como manter a qualidade do sono dos pequenos.

Esses tipos de berço não são indicados para longas noites de sono do bebê, somente cochilos durante a tarde e à noite. Sendo assim, esse produto é indicado principalmente nos seguintes casos:

  • quando os pais viajam muito;
  • quando há necessidade de deixá-lo em outros locais, como casa dos avós;
  • em momentos que você precisa deixar o bebê nos primeiros meses de vida por perto enquanto realiza as atividades de casa;
  • quando o bebê está na fase de sentar e brincar, já que garante mais segurança.

Portanto, se você precisa manter o seu pequeno por perto, viaja muito ou constantemente tem a necessidade de deixá-lo com outras pessoas e em outros locais, o berço portátil pode facilitar muito a sua vida.

Quais são as vantagens?

Se você ainda está em dúvida entre comprar ou não um berço portátil, é fundamental que conheça as vantagens desse produto. Então, confira quais são os principais benefícios.

Segurança

O primeiro ponto a ser considerado é a segurança proporcionada pelo berço portátil. Assim como os convencionais, eles são cercados e ainda apresentam telas. Dessa forma, o risco dele cair do berço é praticamente nulo, considerando que deve ser usado até aproximadamente um aninho de idade. Além disso, elas impedem que o pequeno se machuque caso eles caiam para trás.

No entanto, para garantir a segurança do berço, é preciso que o produto seja licenciado e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Sendo assim, não compre nenhum tipo de acessório de origens duvidosas para o seu filho.

Praticidade e mobilidade

Como o próprio nome já indica, o berço portátil é bem fácil de ser transportado. Esses produtos são produzidos com materiais maleáveis, leves e de limpeza rápida, permitindo adaptação a qualquer tipo de ambiente.

Por serem pequenos, os berços portáteis podem ser facilmente transportados e carregados. Além disso, geralmente são bem coloridos e bonitos.

O que deve ser avaliado antes de comprar um berço portátil?

Para evitar qualquer tipo de acidente ou problemas com o berço portátil, é imprescindível avaliar alguns pontos e particularidades antes de adquirir o seu produto. Para que você não tenha problemas, confira o que analisar.

Certificação

O primeiro ponto a ser avaliado ao comprar um berço portátil é a certificação do INMETRO, como indicamos acima. Produtos que não apresentam o selo ou não são licenciados por esse instituto podem apresentar graves riscos à integridade e saúde do seu filho. Sendo assim, procure por essa certificação no produto e sempre compre em lojas ou e-commerces de confiança, combinado?

Segurança

Para garantir que o seu pequeno fique seguro tanto no transporte quanto durante o sono, é importante verificar se não há passagem fácil para o bebê, se o colchão é fixo e se não existem riscos de asfixia.

Para isso, a estrutura do berço portátil deve ser bem firme e não dobrar facilmente, nem mesmo criar um V nas dobradiças quando for aberto. Além disso, observe se a estrutura central não tomba para nenhum lado.

Também é importante prestar bastante atenção na existência ou não de lascas de materiais, tintas e acessórios soltos no berço, como telas ou redes grandes demais, uma vez que peças podem ser engolidas ou causar asfixia no pequeno.

Qualidade

Outro fator a ser levado em consideração é a qualidade dos materiais utilizados. Caso esteja comprando pela internet, não deixe de conferir as especificações do produto. Para garantir que esteja adquirindo um bom berço portátil, confira:

  • peso: se for muito pesado, quem o carregar poderá ter dores nos ombros e costas ou dificuldades durante o transporte;
  • praticidade: o berço tem a função de ser prático e facilmente transportável, então desconfie de produtos muito robustos e que não sejam compactos;
  • facilidade: um bom berço deve apresentar itens de segurança, mas também deve ser de fácil montagem e desmontagem.

Além de observar esses pontos de segurança e certificação, há cuidados que não dependem somente do modelo ou da qualidade do seu berço portátil. Portanto, enquanto o seu filho estiver no berço, nunca o deixe muito afastado de algum adulto, mantenha-o sempre por perto e no seu campo de visão.

Certifique-se de que a cabeça do bebê esteja sempre descoberta durante o sono e que os pezinhos se mantenham encostados nas laterais do berço. Dessa maneira, evita-se que o pequeno sofra de asfixia e escorregue para baixo das cobertas.

O berço portátil é um produto muito prático e funcional, principalmente se o seu filho viaja muito com você ou se há necessidade de deixá-lo em outras casas. No entanto, é preciso ter bastante cuidado durante a avaliação e compra do produto. Também é importante ressaltar que se deve optar, sempre, por empresas sérias e conceituadas no mercado.

Ficou interessada em comprar um berço portátil? Então conheça o nosso modelo certificado e seguro, o MoonLight!

Powered by Rock Convert